Já parou para pensar quantos sonhos você possui? Todos nós temos sonhos, projetos de vida. O ser humano é movido por sonhos, ter sonhos é o que nos dá motivação e esperança em nossa vida, você pode realizar sonhos! Coloque-os no papel, e transforme-os em projetos.

 

A educação financeira traz muitos benefícios para vida das pessoas, dentre eles está a possibilidade de realizar sonhos. Com disciplina, planejamento e uma boa gestão financeira é possível realizar seus sonhos e de sua família.

É certo que nem todos os sonhos estão ligados a dinheiro, ou seja, nem todos dependem de recursos financeiros para serem concretizados, mas aqui, me refiro aos sonhos que dependem sim de recursos financeiros, e que muitas vezes, não são alcançados pela falta de educação financeira.

 

O que fazer para realizar sonhos?

 

Transforme-os em projetos! Os sonhos estão em um plano irreal, são desejos, anseios, aspirações, não são tangíveis na forma em que se apresentam. O sonho não é algo palpável, não é algo que possa ser medido, é vago.

Por isso é preciso trazê-lo para a realidade, descrevê-lo de tal forma que seja possível dimensionar o tamanho do sonho, a quantidade de recursos que serão necessários, e de acordo com seu orçamento doméstico, o tempo necessário para alcançá-lo, desde seu início até sua realização.

Transformar seus sonhos em projetos significa tirá-los do mundo irreal, fictício, e trazê-los para um plano onde possam ser realizados, é colocar tudo “no papel”. Fazendo isso, você saberá exatamente o que quer, então poderá traçar metas concretas que o levarão a alcançar seus objetivos.

Um projeto possui começo meio e fim, ou seja, dá um direcionamento lógico, organizando as tarefas a serem feitas, mostrando quais recursos serão necessários e em quanto tempo você irá alcançar seu objetivo.

Um projeto pode ser elaborado em apenas três passos simples:

 

Primeiro passo: Transforme o abstrato em algo tangível e mensurável

 

Descreva seu sonho com detalhes, a maioria das pessoas não realizam sonhos porque não sabem sequer o que realmente querem.

Por exemplo: Você pode sonhar em adquirir um carro, mas um carro é somente um sonho, traga-o para realidade: qual a marca do carro? Qual o ano? Novo ou usado? Quanto custa?

            A partir do momento que você definiu com clareza o quer, fica mais fácil determinar o que precisa ser feito para chegar lá.

 

Segundo Passo: Trace o caminho que irá seguir

 

Bem, agora você deve direcionar seus esforços para atingir seu objetivo e realizar seu sonho.

O próximo passo do seu projeto é colocá-lo em seu planejamento financeiro, para isso será preciso estabelecer um objetivo financeiro em seu orçamento doméstico.

Em seu orçamento doméstico estabeleça quanto será necessário acumular de recursos para realizar seus sonhos, e em quanto tempo irá atingir seu objetivo. (Baixe gratuitamente a Planilha-Quanto poupar por mês para alcançar objetivos, ela ajudará você no cálculo)

Se você não tem um orçamento doméstico ou não tem o hábito de controlar suas despesas e receitas, é uma boa hora para começar (clique aqui, isso irá ajudar a elaborar seu orçamento doméstico), afinal alcançar e manter o equilíbrio financeiro entre o que se ganha e o que se gasta é fundamental para viabilizar a realização de sonhos.

 

Terceiro passo: Visualize seu destino, e comemore cada etapa vencida

 

A meu ver, esta é a parte mais importante de todo processo para realizar sonhos. Não é muito difícil vermos pessoas que não alcançam seus objetivos e não realizam sonhos porque desistem deles, isso mesmo, desistem!  Isso acontece porque elas não tem motivação suficiente para enfrentar os obstáculos até chegar lá.

Por isso, ao definir um objetivo, visualize como será na hora em que você estiver realizando-o, imagine como você se sentirá ao realizá-lo, quais os benefícios, as alegrias, sinta-se naquele momento. Fazendo isso você estará encaminhando a informação ao cérebro para que ele lhe dê motivação para enfrentar os obstáculos que por ventura possam atravessar seu caminho.

Comemore cada etapa vencida, e sinta-se mais perto do seu sonho, por exemplo: se você planejou uma viagem para o final do ano, a cada mês que você acumulou recursos para viagem, sente-se com sua família (se for o caso) e comemore, visualize como será a viagem, o que aprenderão, o que conhecerão etc.

Espero que esses três passos simples lhe ajudem a transformar seus sonhos em projetos, sucesso e até a próxima!