Muito dinheiro, carro de luxo, alto patrimônio… Ganhar na loteria, receber uma herança de milhões, ganhar altos salários… Isso lhe faria rico(a)?
A medida da riqueza é muito individual e subjetiva, não é muito fácil responder à pergunta: O que é ser rico?
Cada pessoa possui suas ambições, seus sonhos, seu foco de vida, suas crenças e hábitos (Bons ou maus), e ser ou não ser rico depende da busca e da análise individual de cada um. Acontece que muitos não param para fazer esta análise, e durante toda a vida buscam por algo que não vão encontrar.
Algumas passam a vida toda economizando e acumulando riqueza material com a finalidade de se tornarem ricas, deixando de lado várias fontes de felicidade: o brinquedo do filho, a viagem tão sonhada da família, a faculdade dos sonhos etc. Um caminho árduo e sofrido, por um futuro incerto.
Outras, não possuem o hábito de economizar nem de acumular riqueza material, sonham em ganhar na loteria, ter ótimos salários, e que um dia a situação vai melhorar. Gastam tudo o que ganham, e em muitos casos mais do que ganham. Consomem por impulso, sem necessidade, influenciadas pela pressão consumista que a mídia e a sociedade alimentam: É o carro igual ou melhor que o do vizinho; a casa mais bonita do bairro; o sapato mais caro que o da amiga etc. Também deixam de lado suas fontes de felicidade e esquecem-se dos verdadeiros desejos e vontades. Um caminho incerto por um futuro árduo e sofrido.
Buscar a riqueza material e deixar de lado coisas importantes que dão sentido à vida é um fardo pesado demais para se carregar e um caminho perigoso, afinal não temos certeza do que vai acontecer amanhã (nem hoje).
Por outro lado, viver de sonhos, sem se resguardar nem pensar no futuro financeiro, consumindo impulsivamente tentando saciar a sede do “TER”, é arriscar o presente e comprometer o futuro.
Isso tudo nos leva a refletir sobre o que realmente é ser rico. Veja que o dinheiro por si só não é sinônimo de riqueza, é como disse Carlos Drummond de Andrade “O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza”.
Ser rico é mais do que ter somente dinheiro, ser rico é poder decidir sobre seu futuro; é poder mudar de cidade se não estiver satisfeito com a cidade onde mora; é poder escolher onde quer trabalhar (ou parar de trabalhar); é poder viajar mais, é poder passar mais tempo com a família e com os amigos. Ser rico é poder decidir seu futuro sem depender da sorte, ser rico é ter liberdade de escolhas.
Naturalmente, uma pessoa sem dinheiro algum, você há de concordar que não pode ser rica. A liberdade de escolha vem com a riqueza material, se é mais livre para decidir quando se tem condições financeiras necessárias para isso. Você terá mais liberdade de trocar um emprego que não gosta por outro, se tiver a segurança financeira de que isso não vai afetar você, nem sua família por exemplo.
Por isso a importância de se conquistar independência financeira. Quando o dinheiro começa a trabalhar para você, e não você para ele, você começa a ter mais liberdade de escolha e tudo fica mais fácil.
Imagine não ter que aguentar o chefe chato ou poder escolher “dar as contas para seu patrão”.
Imagine poder pagar todas as suas contas do mês somente com rendimentos de seus investimentos (ativos).
Imagine acordar de manhã e resolver ir pescar ou jogar bola com o filho ao invés de ir trabalhar.
A independência financeira lhe proporciona tudo isso!
Entendo que a riqueza está diretamente ligada à independência financeira e à liberdade financeira (recomendo fortemente que leia um artigo que escrevi sobre liberdade e independência: leia aqui), enquanto uma lhe dá segurança para tomada de decisões a outra lhe dá condições de ser livre para fazer o que quiser.
Por fim, ser rico é ter dinheiro sim, mas não somente dinheiro!
Quem pensar que ter bons salários, ter milhões no banco é ser rico está correndo o sério risco de ser uma pessoa pobre com muito dinheiro (daí aquela frase “Era tão pobre que só tinha dinheiro”)
Ser rico é ter liberdade de escolha! é ter liberdade financeira.
O que é ser rico para você? compartilhe sua opinião, deixe um comentário logo abaixo.
Prosperidade e sucesso …
Muito bom artigo! Muitas pessoas dizem que dinheiro não traz felicidade, mas isso depende muito de cada um. Na verdade, a felicidade a gente encontra naquilo que a gente tem. Se a gente não é feliz com o que tem nunca vai ser feliz com nada. O dinheiro pode lhe trazer uma Ferrari que pode fazer você feliz, ou não. Ser rico é uma coisa, ser feliz é outra. A felicidade não é uma coisa que se conquista e pronto, ela vai e vem. Então a felicidade é feita de momentos esses momentos podem ser comprados com muito dinheiro, ou apenas momentos, sem dinheiro nenhum!
Obrigado Tiago pelo seu comentário.
Prosperidade e sucesso! Forte abraço.