A renda passiva ou residual é um dos pilares da riqueza, a liberdade financeira será alcançada no momento em que sua renda passiva lhe gerar liberdade de escolha. É o dinheiro trabalhando para você e não você para ele.
A maioria das pessoas dependem do trabalho para se manter, é a forma de renda mais conhecida, a forma tradicional, chamada de renda ativa, a renda proveniente do trabalho.
O problema é que muitos entendem renda, como sendo sinônimo de salário, ou seja, para eles só existe a renda vinda do trabalho.
Certamente você já ouviu muitas vezes que é trabalhando que se ganha o dinheiro para viver. Isso não está incorreto, apenas incompleto, ganhar dinheiro com o trabalho é uma das formas de renda, mas não a única.
Assim como trabalhando ativamente é possível gerar renda, passivamente também! É a chamada renda passiva ou residual.
Diferentemente da renda ativa, a renda passiva não depende do trabalho para recebê-la, é um sistema que vai continuar gerando renda mesmo que você não esteja trabalhando ativamente nele. Em outras palavras, é um dinheiro que você ganha sem ter que trabalhar por ele.
Alguns exemplos de renda passiva: renda de aluguéis, dividendos (distribuição de lucros de uma empresa), Royalties, patentes, direitos autorais, aplicações financeiras, pensões etc.
Há dois tipos de renda passiva, como gerá-las dependerá de determinados fatores tais como: situação financeira, patrimônio, habilidades, conhecimento, personalidade, talentos etc.
- Fontes de renda passiva que dependem de capital inicial para receber, manter e fazer crescer (Imóveis alugados, investimentos, franquias gerenciadas, lucros de dividendos de empresas etc).
- Fontes de renda passiva que não dependem de capital inicial (ou pouco) para receber, manter e crescer (Direitos autorais, royalties, patentes, sites na internet etc)
O velho ditado popular “Dinheiro não dá em árvore” realmente é verdade! Mas construir um sistema de renda passiva que lhe possibilite atingir a independência financeira e colher grandes frutos durante toda a vida é muito parecido com o plantio de uma árvore.
No início você tem o trabalho de adubar a terra, cavar, enterrar a semente, regar e cuidar para que nada atrapalhe seu crescimento.
Com o passar do tempo sua árvore estará grande e forte e não terá mais necessidade de tantos cuidados.
E então… é só deliciar-se com sua sombra e seus saborosos frutos!
Faço um convite a você, veja a diferença entre renda passiva e renda ativa logo abaixo e reflita!
SHOW DE BOLAS, IDEIA EXTRAORDINÁRIA. ME TIRA UMA DÚVIDA .
– MARKETING DE REDE É UMA RENDA RESIDUAL PASSIVA?
OBS: ESTOU ESTUDANDO SOBRE.
OI TAIWANA ARRUDA!
Obrigado pelo seu feedback!
A renda passiva vem de um esforço inicial para criar um ativo que lhe proporcione renda sem precisar trabalhar mais para isso.
Se você faz um esforço de poupança para comprar uma casa e aluga esta casa, o dinheiro do aluguel é uma renda passiva. Você fez um esforço de poupança para comprar a casa, e agora recebe aluguel do ativo (renda passiva).
Tenho observado que a maioria dos Marketing de Rede, também chamado de MM (Marketing Multinível) necessita de um esforço constante para gerar ganhos no processo.
Alguns necessitam de esforço para vender determinado produto e outros para recrutar equipes e/ou vendedores.
Entendo que para ser considerado como renda passiva este esforço deve ser temporário, e que depois disso, você tenha uma renda sem que necessariamente você esteja trabalhando para isso, seja vendendo ou tendo que recrutar cada vez mais vendedores e/ou colaboradores para a equipe.
Se este esforço é constante, significa que horas de trabalho estão sendo trocadas por dinheiro, isso não deve ser considerado como renda passiva.
Um grande abraço, sucesso!
Olá…também estou a estudar renda passiva e em dúvidas sobre o que é, e-comerce, loja virtual na internet, ou site de venda pode ser?
Sensacional! Já tinha ouvido falar em renda residual e renda passiva, só não sabia que as duas eram a mesma coisa rsrs. Muito obrigado pelas informações, foram muito esclarecedoras.
Muito obrigado Emerson pelo seu comentário. Um forte abraço, e sucesso.